A Dokutech, enquanto empresa especializada em tradução técnica, não podia deixar de marcar presença na edição de 2018 da Tekom, uma feira dedicada à tecnologia e comunicação, que decorreu no Centro Internacional de Congressos de Estugarda (Alemanha), nos dias 13, 14 e 15 deste mês.
A feira, com foco na comunicação técnica (Technische Kommunication) conta, todos os anos, com visitantes vindos de vários cantos do mundo. É sem dúvida um ponto de visita obrigatório para todos os profissionais e/ou curiosos com interesse nas áreas da tecnologia e comunicação, bem como nas ramificações destas.
Aqui, os visitantes têm a oportunidade de estabelecer novos contactos, parcerias, ficar a par das novidades e tendências e ainda aprofundar o conhecimento, através dos diversos tutoriais, workshops, apresentações e painéis de discussão, que fazem parte da programação da feira. Para além disso e da visita aos espaços e stands de promoção dos vários serviços e produtos, existe ainda a possibilidade de participar em outros eventos sociais, onde, uma vez mais, é fomentada a comunicação e a partilha de experiências entre participantes e entidades.
Nesta edição, e uma vez mais, as conversas acompanharam o ritmo do desenvolvimento tecnológico e comunicacional dos tempos modernos. Foram discutidas ideias e objetivos, comuns e divergentes, quanto ao presente e futuro da influência e incontornável necessidade da aplicação das ferramentas tecnológicas na comunicação; ferramentas como meios auxiliares e não substitutos da participação (que se quer) humana, quer em contexto profissional, quer pessoal.
Estiveram na ordem do dia, entre outros, temas como as novas ferramentas tecnológicas, realidade virtual, experiência do utilizador e utilização e proteção de dados. Outras questões, como a portabilidade dos documentos e ideias para uma melhor utilização das ferramentas de apoio à tradução, também integraram a lista de tópicos abordados.
Estas últimas, a par de outras novidades com influência mais direta, neste momento, nas áreas da tradução e localização, suscitaram o nosso especial interesse. Enquanto empresa que desenvolve o seu trabalho com a finalidade de quebrar barreiras linguísticas e comunicacionais, estamos particularmente atentos a qualquer inovação que nos auxilie nesse sentido e nos permita, consequentemente, oferecer um serviço da melhor qualidade. A nossa participação neste tipo de eventos é por isso da maior importância e satisfação para nós.
Foram três dias de comunicação e descoberta intensos, onde constatámos que, a par das tecnologias e metodologias que vamos conhecendo e implementando no nosso método de trabalho, são experiências como esta, de comunicação com e para as pessoas, que nos ajudam a crescer, individualmente e enquanto grupo.
E, se até à próxima edição as máquinas não dominarem o mundo, lá estaremos novamente, para aprender um pouco mais sobre como continuar a dominá-las.